AGENDA 2030: Plano de ação global para um 2030 sustentável

    agenda feita02

    ​Erradicar a pobreza, promover vida digna a todos e proteger o planeta. Para transpor esses ambiciosos desafios, a Organização das Nações Unidas adotou, em 2015, a Agenda 2030 – um plano de ação a ser cumprido por todas as pessoas e países até 2030 para promover globalmente o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental.

    A Agenda 2030 foi construída em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições. O documento traz 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, integrados e indivisíveis, que mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

    A responsabilidade de cumprir a Agenda não é restrita aos governos. Empresas, organizações sociais e indivíduos são essenciais para que as metas sejam atingidas até 2030. Engajada à iniciativa, a COOPERFORTE dedica esforços para assegurar o cumprimento dos ODS em seus projetos, em especial por meio do Instituto Cooperforte, que alinhou sua orientação estratégica à Agenda 2030 e adotou o ODS 4, Educação de Qualidade, e o ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, como orientadores de suas ações.

    Em 2019, a chamada de projetos do Instituto Cooperforte irá apoiar iniciativas que estejam direcionadas à capacitação de pessoas e sua inserção no mundo do trabalho, atendendo as seguintes metas estratégicas:

    • Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
    • Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis.
    • Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente a todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.
    • Reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.

    O presidente do Instituto Cooperforte, José Rogaciário dos Santos, destaca que o Instituto pretende aderir ao Pacto Global da ONU, assumindo formalmente a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade. “Com a iniciativa, muito em breve, os números do Instituto serão integrados aos dados globais relacionados às temáticas adotadas na Agenda 2030, propiciando maior visibilidade à marca COOPERFORTE”, afirma.

    Nos últimos três anos, o Instituto contribuiu para transformar a realidade de 2.184 jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, por meio de capacitação e inserção no mundo do trabalho. Foram executados 58 projetos, em parceria com Organizações da Sociedade Civil, que beneficiaram direta e indiretamente 9.826 pessoas. ​

     

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias