O Instituto Cooperforte e a Agenda 2030 da ONU

    Adotada em setembro/2015 por 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 é resultado de um processo participativo global de mais de dois anos, no qual contribuíram governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa. Foram definidos 17 objetivos e 169 metas de ação para alcance até 2030, abrangendo as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e interrelacionada. A visão é ambiciosa, já que prevê um mundo livre dos problemas atuais mais complexos, tais como pobreza, miséria, fome, doença, violência, desigualdades, desemprego, degradação ambiental, esgotamento dos recursos naturais, entre outros. Diversos métodos e mais de 230 indicadores já foram elaborados para ajudar a monitorar globalmente a implementação dentro de cada país dos 17 ODS e das 169 metas.

    No Censo GIFE 2016 foi perguntado aos associados da instituição – empresas, institutos e fundações que investem em projetos sociais, culturais e ambientais de interesse público – sobre seu envolvimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Mais da metade dos respondentes (51%) afirmou estar alinhando seus projetos/programas atuais aos ODS.

    Embora o Instituto Cooperforte tenha adotado os Objetivos 4 e 8 em sua Orientação Estratégica, há que se reconhecer a impossibilidade de permanecer restrito a esses dois objetivos, dada a forma integrada e interrelacionada com que todos os ODS foram concebidos. Sobretudo pelo surgimento da pandemia do COVID-19 que, a partir de agora, coloca todos os entes (governos, empresas, OSCs e cidadãos) dentro de uma mesma arena, tornando os 17 ODS responsabilidade de todos.  

    Responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável são vias obrigatórias que devem ser trilhadas por todos, pois só com uma sociedade saudável, produtiva e inclusiva, as organizações poderão cumprir suas causas e propósitos em prol da construção de uma cultura de paz. Não há mais como uma empresa ou instituição coexistir sem estar seriamente engajada com esse compromisso.   

    ONDE NOS ENCONTRAR

    SCS Quadra 9 Lote C Torre C, 9º andar, Edifício Parque Cidade Corporate
    Brasília/DF - CEP: 70.308-200

    Site7Dias